• -5%

Felicitamos e agradecemos muito vivamente ao Padre Isidro Pereira Lamelas, ofm, pela sua pesquisa excelente e tão necessária acerca dos espaços litúrgicos dos primeiros cristãos. O lugar da celebração (igreja) é muito mais do que um edifício, é a casa para a assembleia do povo de Deus (domus ecclesiae = casa da Igreja). O sinal do templo exprime, de certo modo, os vários momentos e modos da presença de Deus no meio dos homens, desde o templo cósmico do Éden à terra prometida, da tenda do deserto ao templo de Jerusalém, da humanidade de Cristo às casas da Igreja e a cada um dos seus membros. A reforma litúrgica apresenta o significado da igreja-edifício como sinal visível do único templo que é o corpo pessoal de Cristo e o seu corpo místico, a Igreja, que celebra em determinados lugares o culto em espírito e verdade1. O próprio rito da dedicação da igreja e do altar desenvolve as temáticas da Igreja-templo e da Igreja-povo de Deus, superando qualquer forma de sacralização. Para os primeiros cristãos, apesar de assíduos no templo2, o encontro mais íntimo com o Senhor ressuscitado era enquanto partiam o pão pelas casas3. Assim, desde os inícios da comunidade cristã de Jerusalém, dá-se um certo distanciamento do templo, que leva à sua substituição por um novo templo, como Jesus tinha anunciado4. Na conversa com a Samaritana Jesus disse: vem a hora em que nem sobre esta montanha Garizim nem em Jerusalém adorareis o Pai (... ), mas (... ) em espírito e verdade5. Portanto, o novo templo é o próprio Jesus, o Senhor ressuscitado. e, sendo Jesus Cristo cabeça do seu corpo místico do qual todos os batizados são membros, s. Paulo escreve aos cristãos de Corinto: não sabeis que sois templos de Deus e que o Espíritode Deus habita em vós?6. A imagem do templo construído de pedras vivas, que são os batizados, com a pedra angular Jesus Cristo7, exprime a mesma verdade. Portanto, o corpo místico de Cristo que é a Igreja é o novo e verdadeiro templo, lugar deencontro com Deus, de reconciliação, de comunhão e adoração. Antes de mais, a Liturgia realça a centralidade do altar, figura de Cristo, sacerdote, altar e cordeiro do próprio sacrifício8 realizado de uma vez por todas. O altar, sinal do altar-mesa e do altar-lugar do sacrifício é o fulcro da celebração litúrgica e evidencia a sua profundidade cristológica.

9789898877888
1 Articolo

Se il Libro che stavi cercando non è disponibile, puoi ordinarlo semplicemente contattandoci tramite apposita chat che trovi sul sito oppure telefonando al numero +39 06 6872354

I prodotti con la dicitura PRE-ORDINE hanno tempi di consegna maggiori. Questo è dovuto al fatto che spesso sono libri rari o antichi. Ma anche libri in lingua originale per questo motivo, la spedizione ha tempi di attesa maggiori. 

16 altri prodotti della stessa categoria:

Prodotto aggiunto per confrontare.